Após as falas dos demais componentes da mesa, o deputado Angelo Vanhoni explanou sobre o Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação, do qual é relator. Vanhoni trouxe informações valiosas do plano, que deverá contemlar até 2016 metas como inserir ao menos 50% da população jovem do Brasil no ensino técnico, sendo que hoje, apenas 30 a 40% da população desta idade conclui o ensino médio. Outro apontamento feito pelo deputado é que sobre a proposta do governo federal, que é chegar a 2016 aplicando 7% do PIB na educação.
Terminada a fala, abriu-se o debate com a plenária, que colocou questões como a valorização dos pofissionais do magistério, maiores recursos para o ensino básico e sobre os recursos do pré-sal para a educação em discussão. Vanhoni respondeu a cada uma das questões e ao final disse que voltará à Guarapuava antes da votação do projeto, que deve ser em setembro deste ano.
Estiveram presentes também no evento, além das autoridades já citadas, a vereadora Maria José M. Ribas, o vereador João Napoleão e a vereadora Eva Shran. O prefeito de Guarapuava falou com o deputado apenas via telefone.
Assessoria